top of page

Constelação
Familiar
Sistêmica

A Constelação Familiar é um trabalho terapêutico de sessão única em que a pessoa traz uma questão de qualquer natureza para ser trabalhada, como por exemplo, dificuldades em relacionamentos, questões profissionais e financeiras, de saúde e outras. Pode ser realizada em grupo ou individualmente (somente o constelador e a pessoa que será constelada).

 

Nas constelações, partimos do princípio de que os conflitos, problemas e sintomas na vida de uma pessoa estão relacionados a outros membros de seu sistema.

O sistema é um grupo de pessoas que por algum motivo em comum estão fortemente vinculadas umas às outras. A família é nosso primeiro e mais essencial sistema, de onde vem as diretrizes que tomamos como referência para nos relacionarmos com outras pessoas, instituições e situações. Ao longo da vida, vamos sendo incluídos em outros sistemas, como empresas, templos religiosos, locais de estudo etc. 

 

Os sistemas são regidos por uma inteligência própria, uma consciência grupal.  Esta se  expressa através de três princípios que, quando são mal vivenciados, podem trazer problemas à vida de uma pessoa. São eles:

 

Pertencimento. Todos os membros de um sistema têm direito a um lugar específico nele. Isso significa que a inteligência que rege um sistema não admite que nenhum de seus membros seja excluído do mesmo. Exemplos de possíveis excluídos são pessoas com vício em álcool e drogas, pacientes psiquiátricos graves, bebês abortados em segredo, entre outros. Quando isso acontece, a inteligência sistêmica levará outro membro a inconscientemente se identificar com o excluído e a passar por problemas semelhantes, a fim de que o familiar excluído seja lembrado e novamente integrado ao sistema. 

 

Hierarquia. Num sistema, de forma geral, quem vem primeiro tem precedência sobre quem chega depois. Assim, um pai tem precedência sobre seus filhos; um professor, sobre seus alunos etc. Quando, por exemplo, uma pessoa se coloca  como pai/mãe de um de seus pais, seja infantilizando-os, criticando-os, dizendo-lhes como devem viver ou tentando salvá-los de seus problemas, acontece uma inversão da hierarquia. Essa pessoa sai do lugar que lhe cabe em seu sistema familiar e perde parte de sua força para a vida, pois sua energia é utilizada em situações que não lhe dizem respeito, em vez de aplicada para construir seus projetos e sonhos. Muitos problemas podem advir por estarmos fora de nosso lugar no sistema, como questões de relacionamento, doenças, dificuldades financeiras e outros. 

 

Equilíbrio nas trocas. Num relacionamento, seja entre cônjuges, amigos, familiares, com a empresa onde trabalhamos etc, é essencial que possamos contribuir e receber em medida semelhante. Quando uma pessoa começa a dar mais que a outra parte na relação e não é retribuída por isso, acontece um desequilíbrio que pode gerar conflitos. Muitas vezes, isso é inconsciente. Quem dá demais e não recebe proporcionalmente do outro tende a se sentir ressentido. E quem recebe demais pode se sentir devedor, ainda que inconscientemente; aquilo que recebeu pode se tornar tão pesado para ele que sua escolha pode ser, inclusive, se afastar ou deixar a relação.

 

Um exemplo dessa dinâmica é quando uma esposa faz tudo em prol do marido, vivendo em função dele; mas este não só não dá valor aos movimentos da esposa, como tende a se afastar, se tornar distante na relação. Outra dinâmica é a dos pais superprotetores, que dão tanto a seus filhos que estes se sentem sufocados e desejam se afastar dos pais. 

Você reconhece o impacto da sua árvore genealógica em você?

A Constelação Familiar tem como objetivo a reorganização do sistema, que acontece num nível energético e cujos efeitos são percebidos na vida material e emocional cotidiana. Assim, todos podem passar a pertencer e a ocupar no sistema o lugar específico que lhe cabe, com trocas equilibradas e saudáveis.

 

Estar em seu lugar no sistema traz força a uma pessoa e ela passa a dispor dessa energia para utilizá-la naquilo que desejar. Ela pode finalmente se reconciliar com seu passado e, voltando-se para seu presente e futuro, sentir-se livre e forte para construir a vida que almeja viver.

 

Como consequência, abrem-se as portas para relacionamentos harmoniosos, prosperidade, saúde, alegria e mais leveza na vida.

bottom of page